No último sábado (1º), a Comunidade dos Arturos recebeu o secretário nacional de Políticas Públicas da Igualdade Racial, Juvenal Araújo Júnior. Durante a visita, foi apresentado um pequeno histórico da comunidade e as políticas públicas de promoção de igualdade racial do município.
De acordo com o superintendente de Políticas para Igualdade Racial de Contagem, Jorge Antônio, a visita aconteceu por intermédio de sua estadia em Brasília, de 7 a 9 de julho. “Conheci e conversei com o Juvenal e o secretário, por ser mineiro, teve o interesse de conhecer a Comunidade dos Arturos. Nós o recebemos e tratamos de assuntos relacionados a políticas públicas de promoção de igualdade racial do município de Contagem”, disse.
Na visita, o secretário se colocou à disposição da Superintendência da Secretaria de Direitos Humanos para fornecer todo apoio necessário para implementação das políticas públicas de igualdade racial do município. Juvenal também falou da necessidade de fortalecer na cidade, o Conselho Municipal de Igualdade Racial.
Estiveram presentes ao encontro o presidente da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e representante da Comunidade dos Arturos, Marcos Eustáquio dos Santos; Maria Zenó, assessora da Superintendência de Políticas para Igualdade Racial de Contagem; Maria Gorete, uma das Assessoras da Comunidade dos Arturos; João Pio, Superintendente de Povos e Comunidade Tradicionais da Secretaria Estadual de Direitos Humanos; Isabela Carneiro, Assessora da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania; Diego Moreno, Assessor da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial; Mauro Luciano, membro da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Contagem.
Comunidade dos Arturos A comunidade oferece um retrato da identidade cultural e das tradições dos negros africanos trazidos para o Brasil no período escravagista, bem como da miscigenação com a cultura portuguesa, que deu origem a um sincretismo que ora se comemora isoladamente, ora em companhia das comunidades que vivem a seu redor.
Entre as celebrações dos Arturos, destacam-se o Batuque (reconhecido como forma de expressão artística pelo Ministério da Cultura, que nomeou Dona Conceição Natalícia como mestre no batuque), a festa da capina denominada "João do Mato", a folia de Reis, a Festa da Abolição da Escravatura e, principalmente, o Reinaldo de Nossa Senhora do Rosário, festa popularmente conhecida como Congado. Eles também formam o grupo artístico Arturos Filhos de Zambi (deus dos negros da nação banto) que trabalha percussão, dança afro e teatro em torno da história dos negros.
Considerado um dos mais originais do Brasil, constitui grande e importante patrimônio histórico e cultural de Contagem. Hoje, em sua quarta geração, fazem parte da comunidade 80 famílias, cerca de 500 pessoas.
Endereço: Rua da Capelinha, 50 - Jardim Vera Cruz – Contagem.